CIDADES HISTÓRICAS


Uma viagem cultural pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Mariana, Tiradentes, Congonhas, Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor.

Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Nossos alunos conheçeram todas as Cidades Históricas de Minas Gerais e redescobriram um passado rico em arte e conhecimento  do Brasil em lugares onde se respira história, cultura e bons ares.

OURO PRETO
Ouro Preto fascina quem a conhece pela riqueza e grandiosidade do maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Principal referência de cidade histórica, a antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho, no auge do ciclo do ouro, possuindo um valioso acervo cultural em suas igrejas e museus. Quem visita os pontos turísticos de Ouro Preto ganha uma verdadeira aula de história, da época da escravidão passando pelo movimento da Inconfidência Mineira. Por tudo isso recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber essa condecoração.



Considerada o centro de convergência da Estrada Real, um dos maiores complexos turísticos do Brasil, Ouro Preto é parada obrigatória para quem se aventura a refazer esse caminho. A cidade ainda atrai estudantes de todo o país para sua renomada Universidade Federal (UFOP), que agitam a bucólica cidade com as tradicionais repúblicas, principalmente durante o carnaval.


São inúmeros os motivos para se conhecer Ouro Preto, que também convida para grandes eventos anuais como o festival de inverno e o festival de Jazz.

SÃO JOÃO DEL REI
São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, dona de um valioso patrimônio cultural artístico do período colonial brasileiro. Com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarios coloniais, este destino retrata a época do ciclo do ouro e da Inconfidência mineira, movimento revolucionário que lutava pela liberdade do país.

A cidade conserva suas tradições seculares através da música, seja pela linguagem dos sinos entre as igrejas ou pelas orquestras setecentistas Ribeiro Bastos ou a Lira Sanjoanense. É possível perceber o desenvolvimento de São João Del Rei através da infra-estrutura e construções modernas, mas o núcleo histórico permanece preservado e é motivo de orgulho para o povo mineiro. Terra natal de grandes nomes como Joaquim José da Silva Xavier- Tiradentes, e o ex-presidente Tancredo Neves, a cidade é cenário de grandes eventos como o carnaval e o festival de inverno. Outra atração imperdível é o passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes, admirando a bela paisagem da serra de São José.

MARIANA
Mariana pode ser chamada de "berço de Minas Gerais", afinal foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, tendo como grande atrativo turístico na região a Mina da Passagem.

A cidade mantém viva tradições religiosas como procissões, novenas, Semana Santa, Festa do Divino e Corpus Christi, além de manifestações culturais típicas como o Boi-da-manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folia de Reis. Na catedral da Sé e na Igreja de São Francisco de Assis encontram-se primorosos trabalhos da arte barroca, e destaca-se também uma visita à Rua Direita, considerada a mais bela de Minas Gerais
 
TIRADENTES
 
Uma das cidades mais importantes do estado, Tiradentes consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através da história, cultura, arte e culinária. Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.

Além de uma caminhada pela deslumbrante Serra de São José, um passeio imperdível para o visitante é o de Maria Fumaça - um trem secular que liga Tiradentes a São João Del Rei. As pousadas coloniais e restaurantes diversificados garantem todo o charme à cidade, escolhida para a realização de eventos como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura.


CONGONHAS

Chamada de "cidade dos profetas", pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. A perfeição das esculturas atrai turistas do mundo todo, que conhecem ainda as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitas também por este grande artista barroco. Por toda a riqueza e grandiosidade esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Outro atrativo de Congonhas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, que foi construída por escravos antes dos mineradores chegarem à região. Além das igrejas vale a pena conhecer o Museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira, de onde é possível admirar a natureza e contemplar a paz e harmonia do lugar.

Textos por: Fernanda Bueno (Equipe Visite Minas Gerais)

MOMENTOS MARCANTES